A Justiça de Rio Preto atendeu pedido de uma servidora federal e concedeu liminar para obrigar a Prefeitura de Rio Preto a fornecer, em 10 dias, doses da vacina contra Covid-19, da fabricante Pfizer, a sua filha de 13 anos.
Segundo a ação, a menina possui fibrose cística ou pulmonar e precisará passar por transplante dos dois pulmões nos próximos dias, assim que surgir um órgão compatível.
E que, como a menina já está com a saúde debilitada, precisa da vacina para evitar possíveis contaminações e infecções decorrentes do novo coronavírus durante o período de internação para o transplante. Em relação à marca específica ser a da Pfizer, a ação diz que essa é a única vacina contra Covid recomendada pela Anvisa para ser aplicada a menores de 18 anos. A liminar foi concedida pelo juiz da Vara e Infância de Rio Preto, Evandro Pelarin.
Vai cumprir
Ao DL News, a Secretaria de Comunicação inicialmente alegou que a família entrou com a ação e o Juiz pediu informações à Prefeitura; que essas informações seriam encaminhadas pela Saúde à Procuradoria Geral do Município. Mais tarde, a assessoria informou que “a liminar foi concedida ontem (terça-13). “Portanto, a decisão ainda não chegou à Secretaria da Saúde. Assim que for formalizada a intimação para aplicar a vacina, nos termos na liminar, a decisão será cumprida.”