O juiz titular da 14ª Vara do Trabalho de Salvador, Benilton Brito Guimarães, celebrou o cancelamento de uma audiência marcada para esta 6ª feira (4.fev.2022) dizendo, no despacho do processo, que poderia aproveitar o horário para tomar “2 ou 3” doses de uísque.
“Melhor para o juiz e para a secretária de audiência, que poderão aproveitar o respectivo horário para atividades lúdicas, como tomar 2 ou 3 doses de whisky, não mais que isso”, escreveu.
O magistrado disse à Folha de S. Paulo que se valeu de uma “ironia” para expressar o seu descontentamento com o fato de “não estar conseguindo imprimir aos processos a celeridade que a sociedade merece”.
A audiência, movida por uma ação de um ex-funcionário de uma empresa alimentícia, foi cancelada devido à portaria da presidência do TRT-5 (Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região), responsável por suspender as atividades presenciais até o dia 28 de fevereiro.
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) não se manifestaram sobre o caso. Segundo o CNJ, a entidade não poderia comentar o episódio devido à possibilidade de ter que avaliar o caso se alguém questionar formalmente a postura de Guimarães.