No último final de semana Osmar Aparecido Feltrim, o Mazinho, da Associação de Judô de Fernandópolis e o sensei Fábio Feltrim participaram do Workshop de Intercâmbio na Arena Olímpica no Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera).
O evento teve como objetivo a troca de experiências entre os mais de 150 técnicos e atletas de judô de São Paulo e também de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, além da demonstração de novos métodos de ensino do esporte, aprofundando as relações entre o estado de São Paulo e a região de Tóquio assim como criar oportunidades para introduzir o judô tradicional japonês. O workshop foi realizado pela Federação Paulista de Judô em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, Consulado do Japão no Brasil e Comitiva do Japão.
“Foi uma grande oportunidade para estar em contato com outros técnicos, trocar experiências e receber conhecimento daqueles que vivem o judô mais tradicional do mundo. Esse tipo de evento vem fortalecer ainda mais o esporte nacional e incentivar ainda mais o crescimento e a disseminação dessa cultura milenar”, revela Mazinho.
Com o auxílio de intérpretes, os visitantes japoneses transmitiram seus conhecimentos e trocaram experiências com os brasileiros.
Na comitiva nipônica estavam: Shinobu Sekine: Kodansha 9º Dan, Presidente da Federação de Judô de Tokyo e campeão olímpico em Munique, 1972; Tomoki Takeya: Professor de judô na Universidade da Cidade de Tóquio, policial de Tóquio e vencedor da Copa Kokokan Chiba; Masashi Nishiyama: Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres; Koji Komuro: Especialista em Ne-Waza, foi professor do Instituto Kodokan e atual professor e treinador do clube de judô da escola secundária; Tokyo Daigaku, foi campeão mundial na Hungria (2000) e campeão mundial em katame-no-kata em 2010; Hideo Sogame: Membro da comissão japonesa e Sra. Mai Nakamura: Interprete dos Membros da comissão japonesa.
“Foi um final de semana de muito aprendizado e quem será beneficiado com tudo isso são nossos atletas, que receberão gradualmente todos os conhecimentos adquiridos nesses dois dias de curso”, finaliza o sensei Fábio.