O Vereador João Pedro da Caixa (PSDB), requereu ao Executivo que seja encaminhado informações do Instituto de Previdência Municipal (IPREM), encaminhando relação de todos os investimentos realizados no sistema financeiro e/ou imobiliário no decorrer do exercício de 2021.
JP da Caixa quer saber se a meta atuarial do Instituto foi atingida, vez que se acaso esta não tenha sido atingida o Município é penalizado, pois precisará de arcar com mais recursos para que o saldo atuarial seja recomposto anualmente, é daí que vem aquele passivo (chamado déficit atuarial, LC 217/2021) que todos os anos são pagos pelo município.
João Pedro da Caixa, alerta que neste ano de 2022 o valor a ser pago de déficit atuarial é R$1.733.825,95, mas já em 2024 ultrapassará os R$5.202.113,33, significando que se acaso a meta atuarial não tenha sido atingida esses aportes crescerão ainda mais.
Pede o Vereador que seja encaminhado todos os investimentos feitos pelo IPREM e consequentemente os rendimentos anuais de cada um destes fundo de investimentos, informando ainda onde foram alocados os recursos.
Por fim, JP da Caixa diz que os recursos do IPREM devem ser muito bem aplicados, felizmente a Superintendente do IPREM Creusa Nossa tem feito um bom trabalho quanto a isso, mas eu enquanto vereador tenho o dever de zelar pelo patrimônio de todos os servidores municipais, fazendo fiscalização anualmente.