sábado, 21 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jovens são as maiores vítimas do desemprego

Trabalho Em todo o mundo, o desemprego atinge mais de 195 milhões de pessoas. Deste total, 44 por cento são jovens entre 15 e 24 anos. Segundo pesquisa da Organização…

Trabalho
Em todo o mundo, o desemprego atinge mais de 195 milhões de pessoas. Deste total, 44 por cento são jovens entre 15 e 24 anos. Segundo pesquisa da Organização Internacional do Trabalho, a OIT, o crescimento econômico dos últimos cinco anos não foi determinante para o aumento de ocupações. Pelo contrário. O documento Tendências Mundiais do Emprego 2007 relata que se a tendência de desemprego continuar, este ano, as perspectivas de redução de pobreza serão minimizadas. Outro dado apontado pela pesquisa é que a diferença entre o número de empregos de homens e mulheres também aumentou, ou seja, as mulheres não têm a mesma oportunidade que os homens. A estudante de biomedicina Raquel Miranda, de 23 anos, está desempregada. Para ela, os números revelados pela pesquisa desanimam quem briga por uma vaga no mercado de trabalho.

É bem desestimulante para a gente que está fazendo faculdade, que está se formando e não sabe o que vai fazer daqui para a frente. Eu acho que eles buscam muita experiência. Só que os jovens não têm experiência. Como é que um jovem vai ter experiência de emprego se não tem oportunidade?

Por fim, o documento reitera que o emprego respaldado pelos direitos trabalhistas é uma alternativa para redução da pobreza de forma sustentável. Portanto, a meta de emprego pleno, produtivo e decente será agregada aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio em 2007. Atualmente, o Brasil tem quase oito milhões de desempregados. Segundo o IBGE, o país é o terceiro com maior contingente de pessoas sem emprego. Só perde para Rússia e Índia.

Notícias relacionadas