sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jovens participarão de encontro em SP

Adolescentes de Votuporanga e região participarão do III Encontro Lúdico em São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Os representantes da região levarão as reivindicações para serem…

Adolescentes de Votuporanga e região participarão do III Encontro Lúdico em São Paulo nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Os representantes da região levarão as reivindicações para serem debatidas juntamente com mais 350 adolescentes de todo o Estado. O evento é uma realização do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo.

Os adolescentes da região foram os delegados eleitos na Conferência Regional realizada em Votuporanga, no último dia 17, sendo 10 titulares, 10 suplentes e 10 acompanhantes. No Encontro Lúdico, serão eleitos também os delegados que irão representar a região Noroeste Paulista na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Estadual já tem data e local definido, será nos dias 26, 27 e 28 de setembro, na cidade de Santos.

O evento reunirá aproximadamente 450 pessoas, entre adolescentes e conselheiros, com representantes de 26 regiões do Estado. O principal objetivo, como explica a presidente do Condeca Any Lavezzo, é dar voz aos adolescentes protagonistas para que eles expressem seus anseios, discutam e compartilhem idéias e situações com outros jovens, visando o fortalecimento do processo de participação do adolescente e também dos conselheiros no sistema de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O I Encontro surgiu como reivindicação apresentada pelos próprios adolescentes, de forma consensual, de uma comissão formada por Conselheiros Estaduais Adolescentes, após a VI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada em Ribeirão Preto, em agosto de 2005. “Esse evento é uma reivindicação dos adolescentes e é a prova de que a sua participação é importante, pois desde 2005, novas propostas estão sendo implantadas no sistema com base nos pedidos desses aprendizes”, comenta a presidente do Condeca.

Seguindo aos temas das Conferências, o evento falará sobre “Concretizar Direitos Humanos de Criança e Adolescente: Investimento Obrigatório” com os temas específicos: “Plano Nacional de Convivência Familiar e comunitária; Marco regulatório da política de proteção e Orçamento Criança e Adolescente: Garantia de direitos”.

“O encontro vai possibilitar uma ampla troca de experiências entre grupos e organizações que desenvolvem ações educativas e culturais, oportunizando momentos de reflexão sobre as experiências, visando assim desencadear novas ações”, garante Any. Além disso, no evento estão previstos momentos de entretenimento e cultural com tour pela cidade e apresentação de peças teatrais.

Notícias relacionadas