Contagem regressiva e muita expectativa, assim estão os cerca de 60 jovens fernandopolenses que participarão da Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 a 28 deste mês, no Rio de Janeiro. O primeiro grupo a embarcar viaja na próxima segunda, dia 22.
Na Diocese de Jales, que compreende a 47 municípios serão em média 300 jovens participantes do evento.
Com o lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), a JMJ, mais que um encontro que reúne milhares ou mesmo milhões de jovens, tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, através do testemunho de uma Igreja viva e em constante renovação.
Os encontros mundiais são realizados com intervalos que variam entre dois e três anos. A última Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madri, na Espanha.
Jovens de diversos países do mundo efetuaram inscrições para participar da jornada no Brasil e muitos deles até mesmo já fizeram a retirada de seus kits com acessórios que caracterizam o evento.
Dentre toda a programação especial, o momento mais esperado pelos jovens é a visita do Papa Francisco, que tem presença confirmada em diversos momentos deste grande evento religioso.
Preparativos
Culminado a Jornada, em todas as dioceses do Brasil está acontecendo a Semana Missionária com diferentes atividades animando as comunidades. Em Fernandópolis as orações tiveram início na última quarta-feira e seguem até o domingo.
Conforme Padre Miguel, coordenador diocesano da juventude que acompanhará os jovens no grande encontro, o momento é de muita reflexão e fé: “Com certeza a Jornada será uma grande experiência na vida de cada um dos participantes. São eles, os jovens, os protagonistas desse grande encontro de fé, esperança e unidade. Estamos em oração para que sejamos abençoados”, comentou.