sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jovens Empreendedores realizam ‘Feirão do Imposto’

O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIF promove, de 9 a 14 de abril, uma verdadeira campanha de conscientização sobre o pagamento de impostos. “O evento tem como objetivo conscientizar…

O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIF promove, de 9 a 14 de abril, uma verdadeira campanha de conscientização sobre o pagamento de impostos. “O evento tem como objetivo conscientizar toda a população de que a carga tributária brasileira é muito alta e os impostos estão escondidos nos preços de todos os produtos e nos serviços em geral”, explica Adriano Careno, coordenador do Núcleo.

Ele completa lembrando que a campanha também tem como meta despertar na população o interesse em cobrar do governo que os impostos sejam realmente revertidos em serviços públicos essenciais como educação, saúde e segurança.

Para atingir o objetivo, o Núcleo fechou parcerias com a Fundação Educacional de Fernandópolis, Unicastelo e Centro Paula Souza, onde o grupo vai fazer ações in loco. Na FEF, a equipe do Núcleo estará no câmpus III na segunda-feira à noite e no câmpus I na terça-feira de manhã e à noite. Os alunos do curso de Economia vão auxiliar os jovens empresários nas atividades de conscientização da população.

Na quarta-feira, dia 11, é a Unicastelo que recebe o Feirão do Imposto durante o dia todo. Na quinta, nos períodos da tarde e da noite, os alunos do Paula Souza vão poder conhecer mais sobre a pesada carga tributária brasileira.

A campanha vai culminar com o Feirão do Imposto, marcado para acontecer no sábado, dia 14, das 8h às 16h, na Praça da Matriz. Na tenda do feirão, estarão expostos diversos produtos, constando em suas etiquetas os preços e os impostos que incidem sobre o valor pago. Um exemplo de campeão de impostos é o sabão em pó. No preço do produto que pagamos no supermercado, 42,27% são impostos. Se tratarmos de materiais para construção, a média é de 40% de imposto sobre os produtos e serviços.

“Diferentemente do que algumas pessoas acreditam, não são apenas as indústrias e estabelecimentos emitentes de notas que pagam impostos. Muito pelo contrário. Tirar de seus rendimentos uma considerável parte para contribuir com o ‘fisco’ é algo cotidiano na vida dos brasileiros. Basta olhar pra dentro de casa. Cada mercadoria existente lá tem um imposto embutido ao ser comprado. Serviços como transporte coletivo, saúde e educação têm impostos embutidos”, explica Thiago Mandarino, economista e integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores.

Notícias relacionadas