Teve início ontem (15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Valentim Gentil (ACIVG), um trabalho de conscientização sobre o uso de serviços médicos e de emergência. O conteúdo da palestra foi ministrado pela assessora de Saúde do município, Neusa Vicente, que falou para cerca de 20 adolescentes integrantes do Departamento de Apoio, Formação e Integração com a Comunidade (DAFIC).
Durante o evento, além de orientar os jovens sobre como classificar casos e emergência e urgência, Neusa falou também sobre a importância de filtrar os casos para o acionamento de ambulâncias através do sistema 192 e utilização dos serviços médicos de plantão.
Conscientização
Para a assessora, somente através de uma conscientização geral, o atendimento poderá se tornar mais eficaz. “Ainda há pessoas que solicitam uma ambulância sem uma real necessidade, ou até mesmo para passar trotes telefônicos, podendo interferir em um atendimento de emergência, que pode colocar vidas em risco”, destaca. Acrescenta também que muitos utilizam os serviços de plantonista por motivos que poderiam diagnosticados em uma consulta de rotina.
Nos próximos dias, a equipe de Saúde será recebida nas escolas do município.