Com o objetivo de incentivar o ingresso dos jovens aprendizes atendidos no CAEFA (Centro de Apoio Formação e Educação de Adolescentes) no mercado de trabalho a ACIF (Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis) pede a atenção dos empresários para se tornarem parceiros da entidade.
O CAEFA conta com dois cursos reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Auxiliar de Escritório em Geral e o de Almoxarife. Nos cursos os aprendizes recebem capacitação nas atividades básicas de Motivação e Qualidade, Prevenção e Saúde, Cidadania, Legislação e Segurança no Trabalho, Educação Profissional, Língua Portuguesa, Matemática e aulas de Informática. Após o termino da orientação teórica, os aprendizes passam pelas oficinas especificas de cada curso, como por exemplo: organização da empresa, função no almoxarife, tecnologia e mercado de trabalho, métodos de trabalho, função de auxiliar em escritório, documentos comerciais, contabilidade básica, departamento de recursos humanos, correspondência e serviço postais, arquivos, entre outras práticas.
Para Heloisa Leocadio Silva, do departamento de Recursos Humanos da Secol Materiais para Construção, empresa parceira que atualmente está com cinco jovens aprendizes, a iniciativa da contratação destes jovens é muito importante para a seleção de profissionais no mercado de trabalho. “Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado pelos aprendizes. São jovens que chegam com muita disposição e vontade de aprender. Temos alguns exemplos de profissionais que começaram na empresa como aprendiz e hoje fazem parte do quadro de colaboradores contratados e que buscam plano de carreira e estão se aperfeiçoando a cada dia. Mais do que oferecer uma oportunidade de trabalho é pode contribuir para que menos jovens fiquem na rua”, afirma Heloisa. Entre outras empresas que praticam a responsabilidade social e contam com jovens aprendizes estão a Casas Bahia, Usina UNP, Pernambucanas, Pejô Supermercados, Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis, Pivetta Motos, Cirasa e Rodobens.
De acordo com o coordenador executivo da ACIF, Geraldo Pedro Paschoalini, o diferencial em dar uma oportunidade de trabalho aos jovens do CAEFA é que chegam até a empresa com um prévio conhecimento teórico e prático da função que irá exercer. “Acredito que vale a pena investir nos aprendizes pelo fato de que são jovens que estão em busca de experiência, crescimento profissional e pessoal. Sabemos o quanto é difícil a contratação de um profissional eficiente seja qual for a área de atuação”, ressalta Geraldo Pedro.
Para as empresas que querem se tornar parceiras do CAEFA, podem entrar em contato pelo telefone (17) 3442 3111 ou agendar uma visita na sede da entidade que fica localizada na Avenida Líbero de Almeida Silvares, nº 2906 em Fernandópolis.
(Assessoria de Imprensa)