quinta, 31 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jovem que esfaqueou jornalista da Globo pega 13 anos de prisão

A segunda Vara Criminal de Brasília condenou José Felipe Leite Tunholi a 13 anos e 4 meses de prisão pela tentativa de latrocínio contra o jornalista da Globo Gabriel Luiz….

A segunda Vara Criminal de Brasília condenou José Felipe Leite Tunholi a 13 anos e 4 meses de prisão pela tentativa de latrocínio contra o jornalista da Globo Gabriel Luiz. O repórter foi atingido com 10 facadas na noite de 14 de abril do ano passado, véspera do feriado de Páscoa.

Tunholi, que está preso na Papuda, deve cumprir a pena em regime fechado. A decisão é do juiz Márcio Evangelista Ferreira da Silva da 2ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), e foi divulgada nesta segunda-feira (3).

O g1 não conseguiu contato com a defesa de Tunholi até a última atualização desta reportagem.

Gabriel Luiz voltava para casa quando foi atacado no estacionamento de um supermercado, na região do Sudoeste. Câmeras de segurança flagraram o crime (veja vídeo abaixo).

O jornalista teve perfurações no estômago, no pulmão, no pâncreas e no diafragma, além de ferimentos no braço, no pulso, no pescoço e na perna esquerda. As imagens mostram, primeiro, o repórter passando pelo local.

Logo em seguida, apareceu um dos jovens e, em seguida, o outro. Um pouco mais adiante, a dupla agrediu Gabriel e, depois, correu. Outras imagens mostram os agressores caminhando em uma rua, perto do local do ataque.

Inicialmente, o jornalista foi levado para o Hospital de Base, onde passou por cirurgias. Na sequência, Gabriel Luiz foi encaminhado para uma UTI e posteriormente transferido para um hospital particular da cidade. Ele ficou internado por internado por 22 dias.

Na decisão, o juiz diz que o crime foi praticado em concurso de agentes e com violência, mediante diversas facadas desferidas contra a vítima. Para o magistrado, a condenação é mais um motivo “para a manutenção da segregação cautelar, qual seja, a garantia da aplicação da lei penal, pois a pena tem que ser cumprida”.

O crime contra Gabriel Luiz
Segundo as investigações da Polícia Civil, o crime contra Gabriel Luiz foi cometido por José Felipe Leite Tunholi, de 19 anos à época, e por um adolescente que tinha 17 anos (veja vídeo acima). O adolescente cumpre medida socioeducativa o Distrito Federal.

Eles roubaram o celular e a carteira de Gabriel, que foram encontrados momentos depois, perto do local do assalto. José Felipe Tunholi e o adolescente de 17 anos, foram presos entre o fim da tarde e o início da noite de sexta-feira (15).

Segundo a investigação, eles confessaram o crime e contaram que decidiram assaltar Gabriel Luiz porque ele estava caminhando sozinho. A dupla alegou não conhecer o jornalista.

À polícia, os suspeitos disseram que o menor segurou Gabriel Luiz e o imobilizou com um golpe de mata-leão, enquanto o maior desferiu as facadas. Durante a ação, o adolescente acabou sendo ferido na perna.

Notícias relacionadas