O jovem preso pelo ataque a tiros contra pessoas que participavam de desfile de 4 de julho, Dia da Independência dos EUA, disfarçou-se de mulher para fugir do local sem ser notado. De acordo com imagem obtida pela WGNTV, Robert Crimo III, de 22 anos, usava peruca e vestido após abrir fogo contra a multidão, matando seis pessoas e deixando dezenas de feridos.
O americano foi preso e levado sob custódia na noite de segunda-feira, horas depois de abrir fogo em Highland Park, nos arredores de Chicago (Illinois, EUA), segundo investigadores.
Robert disparou mais de 70 vezes, de acordo com a perícia no local do ataque.
A motivação do ataque ainda é uma incógnita. Também não há indícios de que a ação tenha sido motivada por questões religiosas ou raciais. Tudo indica, maté agora, que o jovem agiu sozinho e que suas vítimas foram escolhidas de forma “completamente aleatória”. Robert é rapper, conhecido como Awake, e costumava ir a comícios do então presidente dos EUA Donald Trump. Ele tem16 mil seguidores na plataforma de streaming Spotify.
Na manhã desta terça-feira (5/7), o porta-voz da Força-Tarefa de Crimes Graves do Condado de Lake, Chris Covelli, revelou que o acusado planejou o ataque por várias semanas.
“Crimo estava vestido com roupa feminina, e os investigadores acreditam que ele fez isso para esconder as suas tatuagens faciais e a sua identidade. Ele foi flagrado por câmera de segurança usando roupa feminina”, disse Covelli.