O que você fez (ou faz) aos 17 anos de idade? Um estudante inglês chamado Miles Soloman, de 17 anos, está simplesmente corrigindo erros em dados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
Em Sheffield, na Inglaterra, onde mora, ele descobriu que os sensores de radiação da Estação Espacial Internacional estavam gravando dados falsos. Teve acesso aos dados através de um programa estudantil local que os usa como base para estimular estudos.
“Estávamos todos discutindo os dados, mas ele de repente se animou em uma das sessões e questionou: por que há -1 energia aqui?”, afirmou James O`Neill, professor de Física de Soloman, segundo o G1. Não é possível registrar energia negativa. Havia um erro ali, e aluno e professor resolveram mandar um e-mail com as descobertas à Nasa. A Nasa não só respondeu como convidou o rapaz a participar oficialmente da análise dos dados da estação espacial.
“Recebi um monte de planilhas, o que é muito mais interessante do que parece”, disse Soloman. “Você pode contar para seus amigos: acabei de enviar um email à Nasa e eles estão analisando os gráficos que eu fiz.”