“Um passo para o futuro” é o nome do projeto social lançado essa semana, na Câmara Municipal, de Fernandópolis, como apoio do Poder Judiciário. O programa ensina jovens da comunidade à arte através da expressão corporal do HIP HOP.
O projeto que nasceu não nos meios políticos, mas na cabeça de um jovem de 16 anos, que percebeu após meses a fio, a ausência de atividades no centro comunitário de sua comunidade, assim como a falta de politicas publicas, voltadas aos seus amigos, adolescentes na faixa de 13 a 16 anos que não tinham mais nenhuma atividades após as aulas.
Felipe Augusto Mendes, 16 anos e morador do bairro Jardim Paraíso é o autor do projeto oficializado na manhã da ultima sexta-feira em Fernandópolis, com o apoio da prefeitura municipal, Poder Legislativo e Poder Judiciário, além do suporte da força policial local.
O grupo nasceu há apenas 6 meses, quando o jovem resolveu ensinar a arte do Hip Hop a outros adolescentes. Segundo o próprio Felipe, o projeto só foi capaz de sair do papel, graças ao presidente do bairro, Cleber Queiroz Rocha, que conseguiu autorização para a utilização do espaço do Centro Comunitário do bairro para os ensaios.
O grupo recebeu total apoio da Associação Hip Hop 4E e também se espelhou no projeto “Sonhadores”. “Um passo para o futuro”, hoje conta com 20 integrantes.
O presidente do bairro, Cleber Rocha, em entrevista exclusiva, disse que além do apoio dos poderes municipais, a iniciativa privada deverá também ingressar na participação dos projetos ligados ao bairro. Rocha garantiu que empresários, na figura física, poderão ingressar com doações e manutenção do projeto em breve.
O fato de um garoto de apenas 16 anos se mobilizar para a criação de políticas publicas voltadas aos menores, de maneira eficaz e ordenada, chamou atenção de diversas vertentes da sociedade civil organizada, para a necessidade de tais atividades, como explica o autor mirim do projeto: ” Já no terceiro dia apareceram 66 pessoas no centro comunitário”, conta Felipe.
A cerimônia que oficializou a entidade contou com a presença do juiz Evandro Pelarin; do presidente da Câmara, Dorival Pântano e vereadores; da Dirigente de Ensino, Adélia Menezes; do presidente do Contur, Vladimir Néri, da chefe de gabinete da Prefeitura, Carla Filomena; do delegado da Seccional Diomar Pedro Durval; do comandante da 1a Companhia de Fernandópolis, capitão Wilson Cardoso Junior; do presidente do grupo “Sonhadores”, Marcos Vilela; e do presidente do bairro Jardim Paraíso, Cleber Rocha.