Beatriz Santos (nome fictício), de 23 anos, teve sua bicicleta roubada na última terça-feira (5) enquanto seu irmão adolescente andava pelo bairro do Pacoval, zona norte de Macapá. A bicicleta foi recuperada após um “vendedor” anunciar em um site o produto e marcar a entrega do objeto em frente a uma delegacia.
A moça soube do assalto quando chegou em casa. A primeira reação foi desespero, pois, segundo ela, o assaltante abordou seu irmão e usou de violência física para tomar o objeto.
“Eu fiquei assustada, principalmente pela forma que aconteceu […] depois com mais calma pensei em procurar em sites de vendas, com a esperança de encontrá-la” contou.
Beatriz disse que o primeiro “anúncio de bicicleta” que apareceu no site foi da sua “magrela”. Prontamente, a vítima mandou mensagem para o anunciante mostrando interesse pela compra.
Durante o bate-papo, a mulher sempre buscou demonstrar firmeza em suas falas para, segundo ela, não deixar o “vendedor” desconfiado.
“Apesar de na mesma hora eu reconhecer a minha bicicleta, eu ficava pedindo várias fotos, até para ele confiar que eu queria mesmo, para não levantar suspeita”, detalhou.
Após as negociações, Beatriz perguntou se ela teria que buscar a bicicleta ou ele efetuaria a entrega, como resposta, o negociador disse: “Podemos marcar no Ciosp do pacoval? É mais seguro para nós dois”.
Beatriz contou em entrevista que ficou surpresa, mas no mesmo momento aceitou. “Ele facilitou meu trabalho, porque a gente já estaria no Ciosp, não ia precisar montar uma emboscada”.
O encontro para realizar a entrega foi marcado para o dia seguinte, na quarta-feira (6). A vítima chegou mais cedo e avisou aos policiais da unidade sobre a situação, ela relembra que até os polícias ficaram assustados com o caso inusitado e não acreditavam que o homem iria ao encontro.
Beatriz foi orientada a aguardar e ficou combinado que os policiais iriam ficar “de olho”, e caso o criminoso chegasse, a prisão em flagrante seria feita.
A vítima foi acompanhada de seus pais que ficaram observando de longe. Após alguns minutos o homem chegou acompanhado de uma mulher grávida.
“Quando chegaram eu fui lá e comecei a conversar, eles estavam bem nervosos, eu tentei manter a calma, foi então que os policiais chegaram e começaram a questionar eles sobre a procedência da bicicleta”, relembrou.
Segundo Beatriz, o casal contou que não era deles a bicicleta, mas que um amigo tinha dado pra eles venderem e em troca ganhariam R$200 reais. No mesmo momento, os dois foram presos e encaminhados para o interrogatório.
A vítima usou suas redes sociais para contar a história aos seus seguidores, de acordo com ela, hoje a situação é motivo de “risada”, mas o momento foi de tensão.
Beatriz e seu irmão prestaram depoimento, apresentaram a nota do objeto e foi feita a recuperação. Enquanto, a dupla, o homem permaneceu preso e a mulher foi liberada, pois segundo o companheiro, ela não tinha relação com o crime e estava grávida de 9 meses.