sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jornalistas lançam livro “Todos os Derbys”

Os jornalistas Vinicius de Paula e Milton Rodrigues lançam, dia 12 de dezembro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa” – praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1, antiga…

Os jornalistas Vinicius de Paula e Milton Rodrigues lançam, dia 12 de dezembro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal “Dr. Fernando Costa” – praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1, antiga praça Cívica -, o livro “Todos os Derbys – Almanaque do Futebol Rio-pretense”.

A obra traz os 58 confrontos da história do América e do Rio Preto Esporte Clube, os dois times de futebol profissional da cidade. Vencedor do Prêmio Nelson Seixas de Fomento à Produção Cultural, realizado pela Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, “Todos os Derbys” é a segunda obra da trilogia “Almanaque do Futebol Rio-pretense”, iniciada em 2006 com o lançamento do livro “América 60 Anos” e que vai se completar com a história dos 90 anos do Rio Preto em 2009. Lançado pela THS Arantes Editora, o livro dos derbys conta ainda com o apoio cultural do jornal Diário da Região.

O livro traz as informações dos jogos, acompanhadas das fichas técnicas, imagens e estatísticas, contextualizando com a época em que cada duelo foi disputado, o que permite várias pequenas viagens pelos cenários da São José do Rio Preto a partir de 1946, quando o América surgiu e o Rio Preto já estava com seus 27 anos de estrada.

Para driblar o formato relatorial e oferecer uma leitura mais agradável, além da descrição pura e simples de lances de jogos, os autores foram buscar ferramentas literárias, em que a realidade se mistura a uma pequena dose de ficção, suficiente para proporcionar mais sabor aos fatos reais sem descaracterizá-los.

São jogadores, técnicos, árbitros, dirigentes, torcedores, jornalistas, radialistas, cronistas em geral ou, simplesmente, membros do cotidiano rio-pretense que ao longo das últimas seis décadas desfilaram pela rua Bernardino de Campos, freqüentaram os antigos cinemas, foram das arquibancadas do Victor Brito Bastos ao Riopretão, do Mário Alves Mendonça ao Teixeirão.

Notícias relacionadas