quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jornalista na mira

A Advocacia-Geral da União vai investigar o jornalista Alexandre Garcia por “disseminação de informações falsas” em declarações sobre a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. O procedimento foi…

A Advocacia-Geral da União vai investigar o jornalista Alexandre Garcia por “disseminação de informações falsas” em declarações sobre a tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul. O procedimento foi instaurado nesta segunda-feira (11). Alexandre acusa o governo de manobrar a abertura de comportas de represas – construídas no governo petista sem liberação ambiental – e contribuído no alagamento de dezenas de cidades, durante o ciclone que atingiu o estado, na semana passada, com saldo de 46 mortes até esta terça-feira.

Jogo de cena

Craque em narrativas e em recados para sua turma, Lula usou o episódio do convite ao ditador russo Vladmir Putin de possível vinda ao Brasil, em 2024, para anunciar sorrateiramente que vai tirar o país da lista de signatários do Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia (Holanda). É sempre assim: joga o tema para a galera e, depois, executa o plano.

Lembrete

O Brasil assinou acordo de integrar o Tribunal de Haia em 2002, após aprovação pelo Congresso Nacional. Um ano depois, Lula assumiu a Presidência e, também um ano depois, indicou a juíza Sylvia Steiner para representar o país na corte. Dizer, agora, que nem sabia da existência do Tribunal é ser baixo demais, ignorante ou mal-intencionado.

Fogo no parquinho

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, será obrigado a se afastar da presidência do PSDB, cargo que exercia desde fevereiro deste ano, por ordem da juíza Thaís Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, e terá todas as suas decisões anuladas – principalmente a que prorrogou o próprio mandato. Sem novo recurso, Leite terá 30 dias para convocar nova eleição.

Ele, ainda

A Associação Nacional de Procuradores da República recorreu ao Supremo Tribunal Federal contra a anulação dos acordos de leniência da Odebrecht, feitos em dezembro de 2016, pelo iluministro Dias Toffoli – aquela em que ele tenta colar que Lula é inocente de corrupção. “O acordo de leniência firmado pelo Ministério Público Federal com a Odebrecht resultou de negociação válida, devidamente homologada pelo próprio Supremo Tribunal Federal, com a participação de vários agentes públicos, pautados em atividade regular”, diz a associação em nota.

Já são 40!

Saiu a nova lista de parlamentares que querem o impeachment de Lula e de seu ministro da Justiça, Flávio Dino, por uso indevido e direcionamento de ações da Polícia Federal. Agora são 40 deputados que assinam o pedido de processo contra a dupla, com a entrada de doutor Jaziel e Júnio Amaral, ambos de oposição. Há quem diga que o movimento de cassação deles demorou demais para começar.

Torrando nosso dinheiro

Lula e Janja desfrutam sem nenhum pingo de vergonha do dinheiro suado dos brasileiros pagadores de impostos em viagens de lua-de-mel disfarçadas de compromissos internacionais da Presidência da República. Já são 19 países visitados pelo casal real em nove meses de mandato, com gastos que passam tranquilamente de R$ 32 milhões. Só de hospedagem na Índia, eles torraram R$ 2 milhões. E nesta semana embarcam para a ilha comunista de Cuba.

VOCÊ SABIA?

O escritor infanto-juvenil Yves Hublet, então com 67 anos, agrediu a bengaladas o ex-deputado federal José Dirceu, em novembro de 2005. Foram duas bengaladas na cabeça do petista, na saída do plenário da Câmara. Detido pela polícia do Congresso, Hublet disse que teve “um súbito ataque de nervosismo”.

FRASE DO DIA

Carlos Jordy – @carlosjordy. Nesta terça, no X-Twitter, sobre a declaração do presidente Lula, de que desconhecia a existência do Tribunal Penal Internacional, de Haia (Holanda).
“Lula desdenha do Tribunal Penal Internacional de Haia, órgão internacional responsável por apurar crimes contra a humanidade.”

Notícias relacionadas