


Os Jogos Olímpicos Escolares de Jales, uma iniciativa da Secretaria de Educação de Jales, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, surgiu em 2024, ano olímpico, para promover juntamente com os professores de Educação Física e Arte, um evento que desenvolva além da prática esportiva e artística, a integração e o intercâmbio dos alunos da Rede Municipal de Ensino para ampliar as oportunidades de socialização. Mas o sucesso do ano anterior fez com que os planos mudassem e as olímpiadas se tornassem parte do calendário anual da secretaria para todos os anos.

Na edição de 2025, entre os dias 27 e 30 de maio, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Jales, entre elas, a E.M. Prof. Alberto Gandur, E.M. Profa. Eljácia Moreira, E.M. Profa. Jacira de Carvalho, E.M. Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, E.M. Profa. Elza Pirro Viana, E.M. Profa. Maria Olympia Braga Sobrinho e E.M. Profa. Iracema Candeo (Lola) e as escolas particulares Colégio XV de Abril e Cooperjales Objetivo, participarão do evento.
A abertura oficial do evento será dia 27 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Lopes Ferraz” e o encerramento será dia 30 do mesmo mês, também no Ginásio Municipal. Com apresentações artísticas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, organizados pelos professores de Arte do município e com um tema especial: O Brasil e a luta pela equidade, o evento despertará através das apresentações, o senso crítico dos alunos acerca de um tema tão importante.
As provas serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio, no Estádio Municipal de Jales “Roberto do Valle Rolemberg” com disputas de corridas, saltos e arremessos, organizados pelos professores de Educação Física da Rede Municipal.

O coordenador de Arte e Educação Física da Secretaria de Educação de Jales, professor Tiago Luís de Melo é o idealizador do projeto e conta com a parceria de todos os professores de Educação Física e Arte da rede para realização do evento, que terá a participação dos alunos de primeiro a quinto ano das escolas municipais, incluindo os alunos elegíveis aos serviços de educação especial, que participarão também de forma ativa, pois a versão paralímpica também será executada para que todos os pequenos atletas possam participar.
