terça, 17 de junho de 2025
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Jogador de 15 anos denuncia homofobia em jogo de futebol em Rio Preto

Foto: DIGITAL CAMERA

Um jogador de 15 anos do Rio Preto Esporte Clube denunciou à polícia ter sido vítima de ofensas homofóbicas proferidas pela torcida organizada do América Futebol Clube. O incidente teria ocorrido durante uma partida entre as duas equipes no último sábado (24), no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto, válida pelo Campeonato Paulista Sub-15 e Sub-17.

Segundo o boletim de ocorrência, o adolescente relatou à polícia que, enquanto estava em campo, ouviu xingamentos como “bicha” e “viado”, além de ameaças como “vou te pegar lá fora”.

O pai do garoto, que também compareceu à delegacia, informou que não é a primeira vez que situações desse tipo acontecem. A ocorrência foi registrada como preconceito de raça ou de cor e ameaça

Posicionamento do América Futebol Clube

Em nota oficial, o América Futebol Clube afirmou não reconhecer a ocorrência de ofensas homofóbicas contra os atletas do Rio Preto Esporte Clube durante os jogos. O clube manifestou “o mais veemente repúdio a todo e qualquer ato discriminatório, seja ele de natureza homofóbica, racista ou de qualquer outra índole”.

A nota do América defende o respeito, a inclusão e a igualdade no esporte, e descreve a recepção no Estádio Teixeirão como “pautada pela mais alta cordialidade e segurança”, com um “clima de festa e confraternização, com a presença maciça de famílias, crianças e mulheres”.

O clube também lamentou a “falta de destaque na imprensa sobre as partidas” e a “conduta agressiva e violenta que alguns jogadores do Rio Preto EC demonstraram para com nossos atletas, especialmente na categoria Sub-17, que resultaram em duas expulsões”.

Finalizando, o América Futebol Clube expressou orgulho por ter proporcionado um “belo espetáculo em campo, culminando em duas goleadas (4×1 e 4×2)”. O clube garantiu que continuará trabalhando para promover um ambiente esportivo saudável, livre de preconceitos e violência.

Notícias relacionadas