O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez sua primeira declaração sobre as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, expressando solidariedade e oferecendo ajuda ao Brasil. Em comunicado oficial, Biden e sua esposa, Jill Biden, expressaram profunda tristeza pelo ocorrido e afirmaram que o governo dos EUA está em contato com o governo brasileiro para fornecer assistência.
“Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos”, declarou o presidente. “Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”.
Biden não especificou o tipo de ajuda oferecida, mas afirmou que seu governo está em contato com os parceiros brasileiros para coordenar a assistência. As enchentes sem precedentes no Rio Grande do Sul, causadas pelas fortes chuvas, têm mobilizado não só o governo brasileiro, mas também governos e organismos internacionais.
Diversos países e organizações já enviaram ou ofereceram ajuda, incluindo o Vaticano, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Itamaraty, a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Uruguai e Argentina.