sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

João Garcia recebe resposta sobre combate ao mosquito da dengue

O vereador João Garcia Filho recebeu nesta terça-feira, 28 de fevereiro, resposta a um requerimento de sua autoria, apresentado na Câmara Municipal, no mês passado. Trata-se de informações sobre o…

O vereador João Garcia Filho recebeu nesta terça-feira, 28 de fevereiro, resposta a um requerimento de sua autoria, apresentado na Câmara Municipal, no mês passado. Trata-se de informações sobre o Plano de Ação desenvolvido pelos departamentos competentes da Prefeitura Municipal, destinado ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças graves.

No documento, assinado pelo Secretário de Saúde Ivan Veronesi, pelo coordenador da Sucen Jeferson Moreira dos Santos e coordenadora da Vigilância em Saúde Fabiana Lavezo, fica esclarecido que:
“Para o trabalho de controle do mosquito em Fernandópolis, as atividades realizadas foram previamente pactuadas junto à Secretaria do Estado da Saúde e denominadas como POP {Procedimento Operacional Padrão). Tais atividades tem o acompanhamento da regional 0-83 da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias), localizada em Votuporanga, sendo o órgão responsável pelas mudanças nos procedimentos quando necessárias, implantando e/ou indicando procedimentos que possam trazer melhorias no trabalho de combate ao vetor. Dentre as atividades pactuadas, temos o BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros), que tem por objetivo reduzir a oferta de criadouros em área com confirmação ou suspeita de dengue, visando diminuir a geração de formas adultas do mosquito nos imóveis existentes no raio de 150m em torno de casos constatados. Essa atividade tem como complemento a nebulização, utilizando nebulizadores motorizados portáteis, juntamente com o inseticida CIELO, fornecido pela Secretaria do Estado da Saúde/Ministério da Saúde, através da SUCEN. Todas as atividades compreendidas neste pacto, além das determinadas no plano de contingência do município, são realizadas pelo setor de Combate às Arboviroses com o intuito de combater o Aedes Aegypti, tendo como destaque a eliminação de criadouros, sendo esta considerada a prática correta para evitar a proliferação do mosquito e, por consequência, a transmissão das doenças causadas pelo mesmo em nosso município. Ademais, também é importante ressaltar que a contratação de 25 Agentes de Combate às Endemias foi homologada no Processo Seletivo nº 06/2022. Com essa convocação, a Equipe de Agentes passará a contar com 42 servidores ativos a partir de março de 2023. Com um efetivo maior, as ações de combate à dengue e outros vetores, que já ocorrem diariamente, serão intensificadas”.

Notícias relacionadas