Um requerimento de autoria do vereador João Garcia Filho pede à Prefeitura Municipal a reativação dos cursos profissionalizantes que eram oferecidos pelo antigo Centro Municipal de Treinamento de Mão de Obra (CMTMO).
O vereador lembrou que muitas empresas estão carentes de mão-de-obra qualificada e estão aguardando que a Prefeitura faça parceria com escolas profissionalizantes ou que volte a oferecer esses cursos à população.
“Hoje existem diferentes cortes de carne, por exemplo, e o profissional precisa ser treinado para realizar esses cortes, ainda mais se considerarmos que temos um frigorífico dentro da cidade. Temos também carência de profissionais nas retíficas de motores, nas oficinas mecânicas, nas padarias e em tantos outros estabelecimentos”.
João Garcia ressaltou que esses e outros cursos eram ministrados em gestões anteriores pelo antigo Centro Municipal de Treinamento de Mão de Obra (CMTMO).
“O que se fala na cidade é que aqui não falta emprego, falta qualificação. Então, é a hora da gestão se adequar e oferecer essa qualificação. Existem muitas escolas que ministram cursos técnicos, mas precisamos também da parte de mão-de-obra”.
O vereador fez algumas sugestões para que sejam retomadas as aulas de treinamento de mão-de-obra, dentre elas uma pesquisa para conhecer as áreas mais necessitadas e uma possível parceria entre escolas profissionalizantes e Prefeitura, onde esta arcaria com 50% do custo. “Devemos pensar que a cidade pode ser uma formadora de mão-de-obra. Mas, infelizmente, os poucos profissionais que temos estão procurando outros centros, como é o caso dos torneiros”.