domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

João Garcia Filho quer informações sobre combate à Leishmaniose

Durante a realização da sessão ordinária de terça-feira, 03 de maio, o vereador João Garcia Filho questionou a Prefeitura a respeito das medidas e ações concretas que estão sendo realizadas…

Durante a realização da sessão ordinária de terça-feira, 03 de maio, o vereador João Garcia Filho questionou a Prefeitura a respeito das medidas e ações concretas que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para o combate e controle da Leishmaniose.

Em seu discurso, o vereador comparou a Leishmaniose com a Dengue, uma vez que a primeira doença também é transmitida por um vetor, o mosquito palha. “Por falta de ações contra a Dengue, consequentemente a Leishmaniose também está crescendo em nossa cidade”, falou o vereador, que é médico veterinário.

João Garcia explicou que os vereadores chegaram a se reunir com o Secretário de Saúde, Ivan Veronesi, e fizeram um alerta sobre a importância de ações urgentes contra a Dengue, que voltou a registrar um alto número de casos na cidade. “Já que não faz o fumacê (carro que emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico, que elimina a maior parte dos mosquitos adultos), precisamos que, pelo menos, seja feito o controle de vetores, através de arrastão, por exemplo”, comentou o vereador.

O vereador fez questão de lembrar que se a Dengue estivesse sendo controlada, a Leishmaniose também não estaria na situação em que se encontra. A Leishmaniose já é uma epidemia. A gente vê o cachorro doente, o dono não tem como pagar o tratamento e infelizmente temos que sacrificar o animal”, finalizou.

João Garcia frisou, ainda, a importância da limpeza nos imóveis, da eliminação de matos nos terrenos para evitar que se encontrem matérias em decomposição, que é o ambiente favorável para o vetor que transmite a Leishmaniose.

Outros dois requerimentos foram apresentados pelo vereador: o que pede informações sobre todas as obras e serviços realizados pela atual Administração e sobre a área onde está instalada a antiga Base da Polícia Comunitária.

O vereador é autor, também, de três indicações: instalação de iluminação pública em toda extensão da Rua Graciano Francisco Dias; criação e realização de curso de qualificação profissional para atividade de banho e tosa veterinárias; e atualização do Mapa do Município no Google Maps.

Notícias relacionadas