Uma jiboia de 1,5 metro foi resgatada após sair do ralo de um banheiro em uma casa em reforma em Goiatuba, Goiás. O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã de quinta-feira (23) para recuperar o animal. Utilizando uma pinça específica para captura de serpentes, os bombeiros removeram a jiboia sem ferimentos e a soltaram em uma área de habitat natural de animais silvestres.
A casa onde a jiboia foi encontrada estava desabitada, e o chamado à corporação foi feito por profissionais que trabalhavam na reforma do imóvel. Segundo o biólogo Edson Abrão, em entrevista ao G1, o número de ocorrências de serpentes em residências tem aumentado em Goiânia e no interior do estado, especialmente em dias de calor. “[Em dias quentes,] esses animais procuram lugares sombreados para fugir do calor”, explicou.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as jiboias são serpentes de médio a grande porte, podendo atingir até quatro metros de comprimento. Elas são consideradas pacíficas, pois não são venenosas e não atacam o homem. No entanto, o Corpo de Bombeiros alerta que nunca se deve tentar capturar uma serpente, mesmo que não seja venenosa.
A captura deve ser realizada por profissionais qualificados com equipamentos específicos. O biólogo Edson Abrão também orientou que, caso não seja possível acionar autoridades competentes para o manuseio de animais silvestres, é crucial isolar a área e manter distância segura de jiboias e outras serpentes para evitar incidentes.