Animação, superação e boas energias foram os sentimentos que ficaram em Votuporanga desde a realização do XV JORI (Jogos Regionais dos Idosos), encerrado no último domingo (05/6).
Além disso, também ficaram as boas classificações dos atletas conterrâneos da melhor idade, já que o município se classificou em cinco modalidades e será muito bem representado no JEI (Jogos Estaduais dos Idosos), que acontece de 23 a 27 de novembro, na cidade de São José dos Campos.
A equipe de Coreografia de Votuporanga foi a primeira a se classificar, já no segundo dia de competição. Com 45,8 pontos os votuporanguenses venceram as outras 39 equipes que se apresentaram no Ginásio de Esportes “Jane Maria de Lacerda Soares”, durante a abertura do JORI, na presença da primeira dama do Estado, Lu Alckmin. Araçatuba ficou em segundo lugar, com 45,5 pontos, e Olímpia em terceiro, com 45 pontos. Os 16 integrantes da equipe de Coreografia esbanjaram muita elegância e sincronia, com o número “Dança da Capa e o Toureiro”, que conquistou aplausos de todo o público. O grupo foi ensaiado pelo coreógrafo, Rodrigo Garcia.
No Atletismo, o votuporanguense José Luna, classificado no terceiro dia de competição, também fez bonito na prova de 2.000 metros rasos, na Categoria A (60 a 64 anos), vencendo com seu melhor tempo: 7 minutos. O mesmo atleta também foi um dos responsáveis por levar o município à fase estadual em outra modalidade, a Natação. Na prova de 50 metros Luna também ficou em primeiro lugar e seu colega de delegação, Osvaldo Duque da Silva, se classificou na categoria C (70 a 74 anos) em segundo lugar, ambos irão para São José dos Campos.
No Buraco, Votuporanga também foi muito bem representada pelas “meninas” Vanda Rodrigues e Neusa Terezinha Nanci, que arrasaram todas as adversárias e ficaram em primeiro lugar. Já a representante do Xadrez, Jerusalina Ferreira Cesário, também teve boa participação no JORI, ficando em segundo lugar com vaga garantida para o JEI.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer do município, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, “mais importante do que sediar mais uma edição do JORI é ver de perto os exemplos que os idosos nos proporcionam. Eles têm uma energia incrível e esbanjam saúde. É uma forma de demonstrar o quanto o esporte faz bem para saúde não só do corpo, mas da alma também”.
“O sucesso dos Jogos é um orgulho para todos nós. Os atletas demonstraram que o mais importante de tudo é competir naquilo que você gosta e que os resultados são apenas detalhes. Esses meninos e meninas evidenciaram que o ser humano não conhece seus limites e sempre é tempo de se superar, de surpreender. As delegações se vão, mas deixam aqui um pouco de sua alegria, de sua vibração e muitas lições de vida”, afirmou a primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Juliana Castrequini Marão, em mensagem entregue no último dia a todos os atletas.