O vereador Jeferson Leandro de Paiva voltou a cobrar da Prefeitura Municipal a instalação de uma Casa Abrigo destinada ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social vítimas de violência doméstica no município. Em outubro de 2021, o vereador destacou a importância da Casa Abrigo na prestação de atendimento psicológico e de assistência social para acolhimento e orientação às vítimas quanto ao ciclo da violência doméstica “Esse apoio é fundamental para ressignificar conceitos sociais construídos, reestruturar pensamentos distorcidos e resgatar a autoestima dessas mulheres”.
Jeferson explicou que o requerimento é a sequência de um trabalho de sua autoria, iniciado em 2021, quando, através de outro requerimento, buscou saber em que situação se encontrava o Conselho da Mulher, visto que, com o advento da Covid-19 houve um aumento considerável no número de feminicídios e registros de violência contra a mulher em todo o país. “Por algum tempo o Conselho ficou desativado, mas depois a Câmara aprovou um Projeto reativando o Conselho, que hoje, por sinal, está com uma diretoria e um equipe muito atuantes”, relatou o vereador.
Em seu discurso, Jeferson ressaltou que o município de Fernandópolis poderia buscar recursos para atender a mulher em estado de vulnerabilidade, e até oferecer a ela uma ajuda social. “Existe Lei e Programa Federal que garantem por até 12 meses um salário mínimo a essa mulher e também a seus dependentes. Com esse pedido meu, estou querendo que o município aproveite esse engajamento, trabalhe com os demais departamentos, trabalhe com o Terceiro Setor, crie um protocolo para atender essas mulheres, como medida urgente”.