terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jeferson quer acompanhamento psicológico a profissionais da Saúde

O vereador Jeferson Leandro de Paiva, o Jeferson da FEF, requereu do prefeito André Pessuto informações a respeito da existência de programa de acompanhamento psicológico a profissionais da saúde que…

O vereador Jeferson Leandro de Paiva, o Jeferson da FEF, requereu do prefeito André Pessuto informações a respeito da existência de programa de acompanhamento psicológico a profissionais da saúde que atuam no enfrentamento a COVID-19.

Além do acompanhamento psicológico Jeferson ainda requereu, se existe levantamento e relatório elaborado sobre as condições psicológicas dos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, bem como dos familiares que perderam membros da família em decorrências da Covid-19 e das pessoas em isolamento em razão dessa doença. Se há programa ou projeto em execução no município para acompanhamento e tratamento desses profissionais de saúde, familiares e pessoas em isolamentos supracitados. “Caso não exista programa ou projeto, se existe a possibilidade de criação e qual o prazo para início desse serviço”, perguntou o vereador.

Segundo o vereador que também atua na área de saúde, os profissionais de saúde constituem um grupo de risco para a Covid-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que recebam uma alta carga viral (milhões de partículas de vírus). Além disso, estão submetidos ao enorme estresse ao atender esses pacientes, muitos em situação grave, e por estarem em condições de trabalho, frequentemente inadequadas.

“Ressalto que a força de trabalho na Saúde não é homogênea e que há diferentes níveis de exposição à infecção e ao adoecimento mental nos serviços de saúde. Sendo assim, é importante considerar os impactos dessa epidemia na saúde física e, especialmente, mental, geralmente pouco perceptível, dos trabalhadores de saúde, especialmente daqueles que, por motivos relativos à sua posição na divisão do trabalho na área ou à sua posição social, estão em situação de maior vulnerabilidade”, destacou Jeferson em seu requerimento.

“Da mesma forma e pelos mesmos motivos, devemos olhar para as pessoas cujo familiar faleceu em decorrências da Covid-19 e para aquelas em isolamento social por estarem infectados pelo coronavírus, expostas igualmente ao adoecimento mental”, finalizou.

Notícias relacionadas