A implementação de projeto de auxilio às entidades municipais do terceiro setor na elaboração de projetos destinados à captação de recursos financeiros foi um pedido feito à Prefeitura de Fernandópolis pelo vereador Jeferson Leandro de Paiva. Entidades do terceiro setor são as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, as OSCIPs; as entidades assistenciais; os institutos; as fundações e organizações não-governamentais.
Jeferson explicou que o auxílio se traduz na disponibilização de pessoal da área financeira e jurídica para instruir as entidades interessadas na formulação de projetos e documentação necessários à formalização legal para captação dos recursos, tanto nas três esferas governamentais como na iniciativa privada.
Segundo o vereador, a ajuda às entidades contribuiria para a transparência na contabilização dos resultados, tendo em vista que a maior parte das pessoas envolvidas com entidades do terceiro setor são voluntários, e, às vezes, sequer têm conhecimentos técnicos ou legais para lidar com projetos e prestações de contas dos recursos eventualmente recebidos.
Jeferson lembrou que o terceiro setor no município é ágil, trabalha com boa vontade, empenho e garra. “O Executivo precisa auxiliar as entidades para que elas se estruturem cada vez mais, aprendam a escrever seus projetos, a participar dos programas que são abertos via governo, para que possam se fortalecer financeiramente e construírem uma infraestrutura sólida”.