

Uma indicação do vereador Jeferson da FEF sugeriu ao Poder Executivo Municipal a adesão do município ao programa estadual “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” para posterior instalação de lombo faixas (faixas de pedestres elevadas) em diversos pontos das vias públicas da cidade, priorizando especialmente os trechos com maior circulação de pedestres, como em frente a unidades escolares, centros de saúde e equipamentos públicos e demais locais de grande circulação de pessoas, com a finalidade de contribuir para a melhoria da segurança viária no município.

Jeferson explicou que a instalação de lombo faixas tem se mostrado uma medida eficaz para o aumento da segurança viária, especialmente em áreas de grande fluxo de pedestres. “As faixas elevadas reduzem a velocidade dos veículos e melhoram a visibilidade dos transeuntes, prevenindo acidentes. Neste sentido, este vereador já apresentou indicações específicas solicitando a implantação de lombo faixas em frente à EMEF Ivonete, com o intuito de proteger alunos e profissionais da educação no acesso à unidade escolar”, destacou.
Diante à necessidade de ampliar essas ações a outros pontos da cidade, a indicação propõe que o Executivo Municipal formalize adesão ou renovação junto ao programa estadual “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”, que tem como objetivo a redução de acidentes por meio de políticas públicas coordenadas e financiamentos para intervenções urbanas. A implementação de lombo faixas com o apoio do programa estadual pode representar uma alternativa técnica e economicamente viável, além de contribuir com as metas de segurança no trânsito estabelecidas nacionalmente.
Durante sua explanação na Câmara, o vereador Jeferson mostrou algumas imagens das Travessas José de Anchieta, José Bonifácio e Pio XII. Nas fotos e vídeos é possível constatar a má conversação das vias e também e a necessidade de redutor de velocidade. “Uma hora vai acontecer alguma tragédia. Recentemente um tamanduá foi atropelado, e, apesar dos esforços dos moradores, ele acabou morrendo. E se fosse uma criança? Então peço para que a Secretaria de Trânsito faça um estudo nessas travessas para que haja um maior controle da velocidade, além da manutenção também”, disse Jeferson.
