Em 2018, Jean Mota era um jogador muito criticado pela torcida do Santos, mesmo não sendo titular absoluto.
No começo de 2019, tudo mudou: ele se firmou no Peixe e passou a brilhar com frequência. No último sábado (9), o meia deu uma vitória ao Santos e virou o atleta mais decisivo do Brasil, entre aqueles que estão em times da Série A do Campeonato Brasileiro.
Jean é artilheiro disparado do Campeonato Paulista, com 5 gols. Além de balançar as redes, ele também articula as jogadas do Peixe e já deu 3 assistências. Portanto participou diretamente de 8 gols santistas em 2019.
Apenas um jogador chega perto dele nessa estatística. E é um ex-atacante do Santos. Ricardo Oliveira começou bem no Atlético-MG e já tem 4 gols e 3 assistências.
Depois deles, existe uma lista grande de atletas que participaram diretamente de 6 gols. São eles: Derlis Gonzalez (Santos), Gilberto (Bahia), Luciano (Fluminense), Michael (Goiás) e Patrick Fabiano (CSA).
Esse ótimo começo de Jean Mota tem tudo a ver com o técnico Jorge Sampaoli, que lhe deu sequência de jogos como meia, com mais liberdade para atacar. Antes, Jean atuava como lateral esquerdo e volante também, sempre alternando a condição de titular com outros atletas. Mais confiante, ele virou peça chave para o Santos, que faz a melhor campanha do Campeonato Paulista até agora, com 5 vitórias e uma derrota.
O próximo desafio de Jean Mota é internacional. Pela Copa Sul-Americana, o Santos enfrentará o River Plate-URU, fora de casa, nesta terça-feira (12), às 19h15 (de Brasília).