Ocorreu em Jales, no último dia 19 de fevereiro, a I Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Noroeste Paulista e Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural, com os objetivos de contribuir para a formulação de uma Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A Conferência foi realizada na Escola Vocacional de Jales.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – CONDRAF, órgão consultivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA, está organizando a Confertência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – I CNDRSS. Esta conferência tem por missão formular uma política nacional de desenvolvimento rural sustentável levando em conta a maior parte ou mesmo todas as forças sociais e as diferentes realidades regionais (a diversidade regional brasileira). A I CNDRSS acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho de 2008 no Centro de Convenções de Olinda, Pernambuco.
No Estado de São Paulo, a Comissão Organizadora Estadual – COE está apoiando a organização das Etapas preparatórias Territoriais e Intermunicipais e organizando a Etapa Estadual da I CNDRSS. O Estado enviará 157 delegados para I CNDRSS que serão eleitos na Etapa Estadual, a ser realizada entre 15 de março e 30 de abril de 2008, em local ainda a ser determinado.
A I Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Território Noroeste Paulista e Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural, contou com a participação de sindicatos e associações representativas de agricultores familiares, representantes do poder público e entidades de apoio dos 36 municípios pertencentes ao recém criado TERRITÓRIO NOROESTE PAULISTA (Aparecida d´Oeste, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela d`Oeste, Fernandópolis, Guarani d`Oeste, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Ouroeste, Palmeira d`Oeste, Paranapuã, Parisi, Pedranópolis, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara d`Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita d`Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia, Valentim Gentil, Vitória Brasil). Esses municípios fazem parte do EDR de Jales, Fernandópolis. Além desses municípios, participaram também representantes dos municípios do EDR de Votuporanga, elevando o número de participantes para 45 municípios.
Os trabalhos foram coordenados pelo Prof. Carlos Augusto Moraes e Araújo, da Unesp de Ilha Solteira, e contou com a palestra de Engenheiro Paulo Araújo do Ministério de Desenvolvimento Agrário (Delegacia Federal Agropecuária de São Paulo).
A Conferência foi realizada seguindo as orientações dos organizadores e as discussões giraram em torno do tema: “POR UM BRASIL RURAL COM GENTE: SUSTENTABILIDADE, INCLUSÃO, DIVERSIDADE, IGUALDADE E SOLIDARIEDADE”.
Foram formados 5 grupos com integrantes de 3 seguimentos: Poder Público, Agricultores Familiares e Instituições de Apoio, os quais discutiram, apresentaram, suprimiram ou adicionaram propostas ao documento base, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.