Através de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário – SDT/MDA, Prefeitura do Município de Jales e do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Noroeste Paulista – CODETER, foi realizada na manhã da quarta-feira, dia 29 de fevereiro, no Clube do Ipê, a I Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER.
Durante a conferência, foram discutidos os eixos propostos pelo documento base, elaborados pela equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Coube aos participantes a elaboração de propostas que representem a realidade do meio em que vivem, elegendo, inclusive, representantes para a etapa estadual da Conferência que será realizada em Bauru – SP, entre os dias 14 e 16 de março.
O evento teve início às 8h30 com o credenciamento dos participantes e café da manhã. Às 9h00 aconteceu a abertura oficial e, logo em seguida, a discussão e aprovação do Regimento da Conferência. Já às 9h45 se deu a apresentação das instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, CATI, ITESP e INCRA, seguida por uma palestra com o professor Dr. Antônio Lazaro de Sant’Ana, da Unesp de Ilha Solteira que fez uma análise sobre o serviço da ATER. Ainda pela manhã ocorreu a formação de grupos de trabalho que discutiram os documentos base da Conferência.
Após o almoço, servido no Clube do Ipê, foi realizada a plenária com a apresentação e discussão das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho e a eleição dos delegados.
Estiveram presentes no evento, José Giacomo Baccarin – Superintendente do INCRA de São Paulo, Wellington Diniz Monteiro – delegado Federal do MDA, Saulo René Pereira – técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA, Neli Antonia Menegheni Nogueira – Assistente Agropecuária da CATI regional de Jales, José Luis Nogueira – Extensionista do ITESP, vereadores Luís Especiato, Osmar Pereira de Rezende e Sérgio Nishimoto, presidente da Câmara Municipal de Jales, Luiz Henrique Viotto, chefe de gabinete da Prefeitura de Jales, Léo Huber, além do engenheiro agrônomo Nilton Marques de Oliveira, coordenador da Comissão Executiva do CODETER Noroeste Paulista e da Comissão Organizadora do evento e representantes dos 36 municípios abrangidos pelo CODETER.
Segundo o Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Wellington Diniz Monteiro, a Primeira Conferência Nacional da ATER, será realizada no dia 26 de abril e é resultado de um debate que vem ocorrendo nos últimos anos e já resultou na criação da Lei de ATER em 2010. “Precisamos de uma assistência técnica gratuita, universal e de qualidade e para isso precisamos juntar os saberes do técnico, da academia e do agricultor familiar”. O delegado fez questão de ressaltar também a importância da agricultura familiar na produção de alimentos e na geração de emprego, dizendo que é essa agricultura que abastece a mesa dos brasileiros. “Tanto do rico, quanto do pobre, mais de 70% dos alimentos que a população consome vêm da agricultura familiar que gera mais de 70% do emprego no campo”, finalizou.
CODETER
O Colegiado de Desenvolvimento do Território Noroeste Paulista é composto por 36 municípios localizados no extremo Noroeste do Estado de São Paulo: Aparecida D`Oeste; Aspásia; Dirce Reis; Dolcinópolis; Estrela D`Oeste; Fernandópolis; Guarani d`Oeste; Indiaporã; Jales; Macedônia; Marinópolis; Meridiano; Mesópolis; Mira Estrela; Nova Canaã Paulista; Ouroeste; Palmeira D`Oeste; Paranapuã; Parisi; Pedranópolis; Pontalinda; Populina; Rubinéia; Santa Albertina; Santa Clara D`Oeste; Santa Fé do Sul; Santana da Ponte Pensa; Santa Rita D`Oeste; Santa Salete; São Francisco; São João das Duas Pontes; Três Fronteiras; Turmalina; Urânia; Valentim Gentil; Vitória Brasil.