No ano de 2012 o município de Jales registra apenas dois casos de dengue autóctones (contraídos no município) e dois importados, graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O Comitê de Combate a Dengue em Jales é presidido pelo vice-prefeito Clóvis Viola.
De acordo com Vanessa Luzia da Silva, do comitê, “apesar da situação estar sob controle temos que continuar vigilantes. Por isso precisamos eliminar dos quintais qualquer recipiente que possa acumular água”.
“Temos que ter especial cuidado com as caixas d’água, mantendo as mesmas bem tampadas. Os bebedouros de animais devem ser lavados com bucha e sabão pelo menos duas vezes na semana. Os ralos e vasos sanitários de banheiros sem uso diário devem receber água sanitária ou cloro, duas vezes por semana e mantê-los tampados. Pratos de plantas devem ser furados permitindo o escoamento da água e deve ser colocada areia até a borda. As piscinas devem ser tratadas com cloro. O morador não pode esquecer que não deve jogar lixo em terrenos baldios e manter materiais recicláveis armazenados de maneira que não acumulem água” – destacou.
Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor no fundo dos olhos e articulações entre outros. Esses sintomas variam de acordo com cada pessoa.
Para mais informações ou denúncias ligue 3632 7310 ou 3632 1048.