domingo, 13 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jales reforça combate à dengue

A Equipe Municipal de Combate à Dengue e a SUCEN confirmaram os dois primeiros casos de dengue em Jales no corrente ano, esclarecendo que os mesmos foram importados, ou seja,…

A Equipe Municipal de Combate à Dengue e a SUCEN confirmaram os dois primeiros casos de dengue em Jales no corrente ano, esclarecendo que os mesmos foram importados, ou seja, contraídos em outras cidades.

Em razão da gravidade do problema a equipe deu início ao combate aos agentes causadores da doença com pulverização da área em que foram constatados os casos de dengue. Com essa ação serão eliminados os criadouros do mosquito da dengue.

Devido às constantes chuvas, que vem caindo nos últimos meses, os agentes têm encontrado muitos criadouros durante as vistorias, fato por demais preocupante. A equipe de combate à dengue alerta que se a população não se conscientizar e colaborar com a prevenção, fica muito difícil impedir a transmissão da dengue no município.

Entre os cuidados citados pelos agentes contra o acúmulo de água estão a verificação das calhas e lajes e a limpeza de lixo depositado em terrenos baldios. Além disso, materiais recicláveis devem ser colocados em locais cobertos e as caixas d’água estar sempre bem tampadas, evitando assim a água parada, criadouro do mosquito.

Arrastão da dengue
Segundo informações do vice-prefeito e presidente do Comitê Municipal de Combate à Dengue, Clóvis Viola, um arrastão de combate à dengue está sendo organizado com a participação de 20 agentes contratados temporariamente, por um período de 60 dias, para reforçar a Equipe Municipal de Controle de Vetores e a SUCEN.

Além das atividades do Comitê será realizado o Projeto Cidade Limpa pela Prefeitura Municipal de Jales em parceria com a TV Tem, na última quinzena de fevereiro, para a retirada de entulhos, poda de árvores e limpeza geral, que além de impedir a proliferação do mosquito da dengue vai ajudar no controle de diversas outras doenças transmitidas por animais como pombo, carrapato, escorpião, caramujo africano e mosquito palha (transmissor da leichimaniose).

Notícias relacionadas