

A Prefeitura de Jales, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, promoveu na noite de quinta-feira, dia 2 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, realizado no Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal, teve como tema central “Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”. O encontro serviu como uma grande mesa de debates, reunindo gestores públicos, profissionais da área, vereadores, conselheiros e, principalmente, os moradores que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no dia a dia para discutir melhorias na rede de atendimento local.

O grande propósito da conferência foi abrir as portas do diálogo entre a administração municipal e a comunidade, garantindo que a voz dos cidadãos ajude a traçar o rumo das políticas públicas de saúde de Jales. A cerimônia de abertura reuniu diversas lideranças do setor, entre elas a secretária municipal adjunta de Saúde, Alessandra Dias Marin, o vereador Riva Rodrigues — que representou o Poder Legislativo —, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Célio Martini, a diretora da Atenção Básica, Leidepaula Belon, e a apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), Aline Fiori dos Santos Feltrin.
A noite contou com momentos marcantes, incluindo a aprovação das regras internas do encontro, uma apresentação cultural conduzida pela Orquestra Sinfônica de Jales e a palestra principal ministrada por Aline Feltrin. Durante sua apresentação, Aline enfatizou que a participação das pessoas e a democracia são ferramentas indispensáveis para fortalecer o sistema público, mostrando que as conferências são os locais ideais para criar soluções de forma coletiva. Logo após, o público presente se dividiu para analisar propostas que já vinham sendo sugeridas em reuniões de bairro anteriores, as chamadas pré-conferências, ajustando as metas que vão direcionar o futuro da saúde na cidade.


Ao final do evento, os participantes elegeram as pessoas que representarão o município na etapa estadual da Conferência de Saúde. Para defender a visão dos trabalhadores da área, foram escolhidos a titular Ana Beatriz Ragassi dos Santos e o suplente Matheus Duarte Jordão. Já para representar os interesses diretos de quem usa os serviços públicos, foram eleitas a titular Aline Martins Menossi e a suplente Rosa Maria Francisco.
O vereador Riva Rodrigues destacou que o encontro reafirma o compromisso de Jales com um modelo de gestão que escuta a sociedade, tornando o SUS cada vez mais acolhedor e eficiente. Na mesma linha, a secretária adjunta, Alessandra Dias Marin, celebrou o engajamento da população e ressaltou que esse trabalho feito a muitas mãos é o segredo para construir uma saúde pública que atenda de verdade às necessidades reais do município, de forma humana, acessível e ágil para todos os moradores.







