As diretrizes nacionais para a cultura até 2017, estiveram em pauta nos dias 3 e 4 de dezembro, na capital paulista. Gestores públicos, artistas, produtores culturais, Ongs e empresários reuniram-se para planejar a implementação de políticas públicas a médio e longo prazo, voltados para a promoção e a proteção da diversidade cultural brasileira. A Prefeitura de Jales se fez representar através de sua Secretaria Municipal de Esportes Cultura e Turismo.
O Ministério da Cultura, num esforço conjunto com agentes culturais, entidades acadêmicas e sociedade civil, desde 2003 vêm unindo esforços, trabalhando na elaboração desse plano, organizando seminários, conferências, apresentando emendas e projetos de lei, constituindo o Conselho Nacional de Cultura.
Organizados em cinco diretrizes, sendo elas o planejamentos de execução, de implementação, acompanhamento, avaliação e revisão de estratégias das Diretrizes Gerais, tratam de questões relativas à diversidade cultural, à universalização do acesso dos brasileiros à mesma, a ampliação da participação das culturas no desenvolvimento sustentável e a consolidação dos sistemas de participação social na gestão das políticas públicas.
Marcondes Cavalcanti, representante da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Turismo no seminário paulista participou de grupos de discussões que focaram a ampliação do leque de manifestações culturais, supressão de algumas propostas consideradas “corporativistas”, bem como adaptações, no texto, de conceitos e posturas consideradas “ainda em aberto” e afirmou que a experiência foi valiosa e de grande proveito.