segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jales inicia vacinação contra pólio e sarampo a partir de sábado

A Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e o seguimento contra o Sarampo já está sendo preparada pela secretaria de Saúde da Prefeitura de Jales. Os pais devem ficar…

A Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) e o seguimento contra o Sarampo já está sendo preparada pela secretaria de Saúde da Prefeitura de Jales. Os pais devem ficar atentos aos dias de vacinação que acontecem 08 e 22 de novembro.

Durante estes dois dias, todas as crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de idade deverão ser levadas a um posto de saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação. “Nós aproveitamos esse momento para reforçar também o controle de outras doenças imunopreveníveis, tanto para adultos como crianças. Por isso, pedimos que os responsáveis levem as carteiras de vacinação e, se o esquema vacinal estiver incompleto, é possível fazer a atualização aplicando as vacinas que faltam”, orienta a secretária de Saúde, Nilva Gomes.

A Secretaria de Saúde informa que será disponibilizada uma nova vacina que entrou no calendário da rede pública de saúde do Estado de São Paulo, conhecida como tríplice bacteriana. “Gestantes entre 27 e 36 semanas de gestação deverão receber a vacina tríplice bacteriana, que serve para imunizar as mães contra a difteria e o tétano, e tanto a mãe quanto o bebê, nos primeiros dois meses de vida, contra a coqueluche”, comunicou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Rachieli.

As unidades de saúde que fornecerão as vacinas serão as ESF`s do Jardim Arapuã, Municipal, Roque Viola, São Jorge, Jacb, Paraíso, Novo Mundo e o Núcleo Central de Saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 17 horas.

Paralisia Infantil – A paralisia infantil (poliomielite) é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida de pessoa para pessoa, através de fezes contaminadas, vias respiratórias ou alimentos e água. A doença ataca os nervos e pode levar à paralisia total ou parcial. Os tratamentos da doença visam apenas adotar medidas que minimizem as suas complicações, já que não existe cura para a poliomielite. A melhor forma de prevenção é a vacinação.

Notícias relacionadas