Depois de 10 anos de implantação da UTI-Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Jales, um dos grandes avanços na área da saúde na região, a sociedade jalesense, agora, tem novos motivos de comemoração: a implantação de um Posto de Coleta de Leite Materno, fruto do empenho Rotary Club Grandes Lagos de Jales, para diminuir o índice de mortalidade infantil.
Além da inauguração do posto de coleta, em cerimônia conduzida pelo jornalista Deonel Rosa Junior, foi realizado o lançamento da Campanha de Conscientização para Amamentação e Doação de Leite Materno, na noite do dia 13 de janeiro, na sede social do clube.
Representantes de todos os segmentos da sociedade participaram do evento, em especial, o presidente do Rotary Clube Grande Lagos, Juscelino Marques, o casal Sueli Zambom e Toninho Berti, idealizadores do projeto, o médico pediatra Mauro Suetugo, o representante do Poder Executivo, vice-prefeito Clóvis Viola, a governadora do Distrito 4480, Suely Noronha Kaiser, a vereadora Aracy Murari Cardoso, representando o Legislativo, o administrador da Santa Casa, Carlos Henrique Merigue, representando o provedor José Devanir Rodrigues e o médico e governador assistente do distrito Alexis Kitayama, além do assessor especial da Faesp-Federação da Agricultura do Estado de São Paulo, Senar-Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Sebrae-SP, Tirso Meirelles.
De acordo com a idealizadora Sueli Zambom, o projeto de implantação de um banco de leite materno em Jales surgiu após a palestra do médico pediatra Mauro Suetugo, sobre mortalidade infantil, em maio de 2009, no Rotary Club. Na ocasião o médico informou que a cidade precisava de um banco de leite materno para atender a demanda. Com o apoio do presidente Juscelino os rotarianos se empenharam para colocar o projeto de pé.
O vereador Luis Especiato, que estava presente na reunião se comprometeu em conseguir uma emenda parlamentar, através do deputado João Paulo Cunha, no valor de R$200 mil para a construção do posto de banco de leite, mas como essa verba só viria a partir de julho de 2010, os rotarianos resolveram utilizar o dinheiro arrecadado da 10ª Cavalgada Ecológica, para equipar, temporariamente, a sala de coleta do leite materno na Santa Casa de Jales.