Mais de 450 atletas participaram no último domingo, 20 de março, da 3ª Copa Interestadual de Karatê Jales/SP, realizada no Ginásio Municipal de Esportes “Waldemar Lopes Ferraz”. O evento teve o apoio da Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Cultura e Turismo.
O evento esportivo foi organizado pela Associação Zanon de Karatê, sob o comando do Sensei Edson de Freitas Resende e contou com caratecas dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, foram trinta delegações presentes, participando nas categorias masculino e feminino, com idades entre 4 e 46 anos.
Dos mais de trezentos alunos da região, o Sensei Edson contou com oitenta deles representando a cidade de Jales, conseguindo sagrar-se vice-campeã geral da competição. O primeiro lugar ficou para Tupi Paulista.
As disputas foram divididas em categorias de kumitê (luta) e kata (luta imaginária), por divisões de faixa (divisão de novos – até a faixa verde e divisão especial – faixa roxa e acima), com divisões de peso para as categorias de kumitê. Os alunos que defenderam Jales conquistaram 15 medalhas de ouro, 13 medalhas de prata, 18 medalhas de bronze, 4 troféus de kata em equipe de Campeão, 2 Troféus de Kata em equipe de Vice-Campeão e 01 troféu de Kata em equipe de 3º Colocado.
Como prêmio, os vencedores ganharam medalhas, troféus e prêmios em dinheiro. A ordem de classificação das cidades foi: Tupi Paulista (primeiro lugar), Jales (segundo lugar), Santa Rita D’Oeste (terceiro lugar), Presidente Prudente (quarto lugar) e Paulicéia (quinto lugar).
Segundo o Sensei Edson, o nível técnico da competição está aumentando a casa ano, já que esta 3ª edição contou com a presença de vários atletas da Seleção Brasileira de Karatê, o que serviu de treinamento para vários outros atletas que estão se preparando para a seletiva da CBK (Confederação Brasileira de Karatê), para poderem ingressar na seleção.
O professor agradeceu à Prefeitura de Jales, através do Secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Ademir Balero Molina, pelo apoio: “O esporte amador no Brasil precisa de muito apoio, seja do poder público ou da iniciativa privada. Nas cidades em que ministro treinamentos, o suporte que venho conseguindo das prefeituras, dos pais dos alunos e de empresários da região foi fundamental para possibilitar a realização da 3ª Copa Interestadual e tem sido fundamental nas conquistas obtidas pelos nossos alunos nas várias competições que participamos em nível regional, estadual ou nacional.”