sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Jales é o pólo central de pinhão manso

1° Ciclo de Palestras confirma região de Jales como o pólo central na produção de pinhão manso O incentivo para o desenvolvimento da cultura do pinhão manso em Jales e…

1° Ciclo de Palestras confirma região de Jales como o pólo central na produção de pinhão manso

O incentivo para o desenvolvimento da cultura do pinhão manso em Jales e na região ganhou mais aliados. Na manhã dessa sexta-feira, dia 16, foi realizado o 1° Ciclo Regional de Palestras sobre a Cultura do Pinhão Manso e Biodiesel, na Câmara Municipal de Jales.

Um número muito expressivo de participantes esteve presente para participar das palestras, mostrando o interesse de vários estudantes, professores, produtores rurais, técnicos, profissionais em agricultura e meio ambiente, autoridades de Jales e região, além de empresários.

Dando início ao ciclo, o diretor da empresa Curcas Diesel Brasil – Integração de Processos e Competências, Mike Lu, destacou as perspectivas do mercado para impulsionar o plantio do pinhão manso em Jales e região. Mike Lu ressaltou que, para o desenvolvimento da região, todo esse potencial que envolve as boas condições de solo e clima deve ser explorado, principalmente com o plantio das oleaginosas.

Em seqüência, foram exibidas pelos demais palestrantes questões relacionadas às experiências nos trabalhos desenvolvidos e quanto ao baixo custo com a cultura do pinhão manso. Finalizando as apresentações, o coordenador do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável “Terras do Sol”, Adolfo Schmuckler, fez a exposição do projeto, o qual visa desenvolver ações para a produção do biodiesel.

Além de Mike Lu e Adolfo Schmuckler, também participaram do ciclo de palestras, o Sr. Nagashi Tominaga – Gerente Geral NNE Minas Agroflorestal Ltda, Dr. Marco Antonio Viana Leite – Chefe da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG do Norte de Minas e o Prof. Dr. Lee Tseng Sheng Gerald – Laboratório de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos – UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos.

Encerrando o ciclo, uma discussão foi aberta para que as dúvidas fossem esclarecidas quanto a planta do pinhão manso, os métodos para produção, a produtividade e os benefícios do cultivo para a região.

De acordo com o prefeito Humberto Parini e o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Nilton Marques, Jales e região têm muito a ganhar com a ampliação da cultura do pinhão. Destacaram que ciclos de palestras, como esse, reforçam cada vez mais a idéia para o desenvolvimento da região, gerando empregos e renda à população.

O evento foi realizado pela empresa Curcas Diesel Brasil Ltda e pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Sustentável “Terras do Sol” com o apoio da Prefeitura de Jales, Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente de Jales, CATI – Regional Jales / Casa da Agricultura e Câmara Municipal de Jales. Além da participação das universidades Unesp e UFScar, propondo parcerias.

O prefeito Humberto Parini destacou a produção de Pinhão Manso como fonte de desenvolvimento da região, na geração de empregos e renda.

Estudantes, professores, produtores rurais, técnicos, profissionais em agricultura e meio ambiente, autoridades de Jales e região, além de empresários participaram do 1º Ciclo de Palestras sobre a Cultura do Pinhão Manso e Biodiesel.

Notícias relacionadas