Uma comitiva da Câmara Municipal de Jales e da prefeitura viajou nesta quarta-feira de manhã para a cidade de São Carlos para assinatura do convênio com a Universidade Federal de São Carlos para a instalação do Pólo da Universidade Aberta.
Integram a Comitiva os vereadores: Jediel Zacarias (PMDB), Gilberto Moraes (PDT), Aracy Cardoso (PT), Luis Especiato (PT) e o secretario municipal de Agricultura Nilton Aparecido Marques de Oliveira, além do prefeito Humberto Parini (PT).
Jales foi incluída entre os 150 municípios do país contemplados com um pólo da Universidade Federal Aberta que deverá iniciar seus cursos neste ano.
A unidade de Jales vai funcionar no antigo prédio do CAIC, que está sendo adaptado para receber os primeiros quatro cursos que estão sendo pleiteados: Educação Musical, Engenharia Ambiental, Gestão Pública e Pedagogia.
A Universidade Aberta oferece cursos à distância, não presencial, onde os alunos estudam em casa, freqüentando o pólo uma vez por semana, para tirar dúvidas com seus professores.
Os cursos fazem parte de convênios com o Ministério da Educação e Cultura, com apoio das Universidades Federais. No caso de Jales, os cursos de Educação Musical, Engenharia Ambiental e Pedagogia ficaram sob a responsabilidade da Universidade Federal de São Carlos e o de Gestão Pública terá a supervisão da Universidade Federal de Santa Catarina.
O prefeito informou que com a confirmação desses cursos para Jales, o vestibular deverá ser realizado neste primeiro semestre, para que a universidade passe a funcionar a partir de julho.
Para que esses cursos possam funcionar no prazo previsto, a empresa contratada já vem realizando as obras desde o início de outubro e tem até janeiro para concluir a adequação.
Com a Universidade Aberta, Jales passa, efetivamente, a se constituir em um importante centro regional na área do ensino superior, pois já está confirmada a Fatec, além do Unijales – Centro Universitário de Jales, que sempre ofereceu ensino de boa qualidade, com vários cursos.