O vereador de Fernandópolis, Murilo Jacob, autor da lei que proíbe o uso e manuseio de fogos de artifício com estampido ou estouro em todo território urbano de Fernandópolis, veio a púbico em suas redes sociais alertar sobre o Réveillon e pedir a participação popular para denunciar infrações nesse quesito.
Segundo o autor: “Gostaria que a população ajudasse a fiscalização municipal nessa empreitada de flagrar os infratores dessa lei. Sei que espetáculos pirotécnicos fazem parte da vida cultural da comunidade fernandopolense e regional e muitas vezes proporcionam grandes espetáculos. Por outro lado, idosos, enfermos, autistas, crianças especiais e animais de estimação não se divertem tanto com os estampidos dos rojões. Queima de fogos de artifício é um espetáculo, não compensa danos”, diz o vereador.
A lei é válida para espaços públicos e privados, em ambientes abertos ou fechados. Fica autorizada, então, somente a utilização de fogos com efeito visual, sem a emissão de efeitos sonoros. “É que atrás da beleza desses fogos está o desespero dos animais de estimação, crianças e idosos. Portanto dá para garantir um excelente espetáculo visual, sem aquela barulheira”.
DISK DENÚNCIA
A Ouvidoria Municipal receberá denúncias através de fotos e vídeos que comprovem a infração. Quando identificada a infração com relação à queima de fogos, o responsável será multado em R$ 1.975,96. O telefone de contato da Ouvidoria para receber fotos e vídeos é: (17)99729-4550.