sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Já está na hora de começar a juntar os documentos para a declaração do IR

Falta pouco mais de um mês para começar o período de declaração do Imposto de Renda de 2013. E para evitar a correria e conseguir entregar o documento logo no…

Falta pouco mais de um mês para começar o período de declaração do Imposto de Renda de 2013.

E para evitar a correria e conseguir entregar o documento logo no começo, garantindo o recebimento da restituição nos primeiros lotes, já é bom ir se organizando.

Pra começar, faça uma busca em pastas e gavetas dos comprovantes de gastos do ano passado. Valem recibos de médicos, boletos de mensalidades escolares, contratos de compra e venda de imóveis, além de notas fiscais de bens que precisam ser declarados, como automóveis.

O mesmo cuidado deve ser tomado com os comprovantes dos dependentes.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de SP, Luiz Fernando Nóbrega, diz que muitas pessoas acabam não incluindo despesas na declaração porque não encontram os comprovantes.

E, dependendo da despesa que não for declarada, o contribuinte terá que retificar a declaração depois, o que pode gerar multa ou retenção do documento pela Receita.

Já os informes de rendimentos das empresas e dos bancos devem ser entregues até o dia 28 de fevereiro. Muitas empresas antecipam a entrega para facilitar a vida dos funcionários e, no caso dos bancos, geralmente o informe fica disponível antes no site da instituição.

Nas próximas semanas, a Receita Federal deve divulgar as regras para o envio da declaração. O prazo de entrega vai de março a abril.

Notícias relacionadas