O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e o deputado federal Devanir Ribeiro (PT) são os parlamentares que também aparecem nas planilhas de controle do empresário Olívio Scamati, acusados de receber propina no esquema da “máfia do Asfalto”.
Os nomes deles e de outros parlamentares e políticos da região noroeste, também estão sendo investigados pelo Gaeco e pela Polícia Federal no esquema gigantesco que cominou na prisão do chefão do grupo, Olívio Scamati.
Na lista do esquema de pagamento de propina, Itamar aparece várias vezes recebendo quantias no valor de R$ 25 mil reais a partir de fevereiro de 2011, juntamente com outros nomes, como do atual prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi.
Agentes políticos de cidade menores também recebiam quantias inferiores, mas constam no controle contábil de Olívio Scamati, Outros nomes como “Dado”, “Candido” e “Chinagria” também estão entre os que recebiam quantias significativas.
Tanto Devanir Ribeiro como o deputado Cândido Vaccarezza, ambos do PT, são investigados pelo fato de terem recebido dinheiro, ou seja, comissão em forma de propina pela liberação de recursos do governo em obras que foram realizadas pelo Grupo Scamati.
Todos os tiveram nomes divulgados no esquema declararam inocentes e negam qualquer envolvimento com a “máfia do asfalto” que desencadeou a Operação Fratelli.
Veja abaixo a lista de controle de Olívio Scamati: