O Hospital de Base de Rio Preto recebeu 1 mil euros doados para a campanha Juntos Somos Mais Fortes, que arrecada fundos para o investimento em materiais de segurança (como luvas cirúrgicas e máscaras respiratórias) e equipamentos hospitalares (como camas elétricas e ventiladores para UTI), necessários aos profissionais e pacientes durante o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A doação foi feita através da página da campanha na internet.
A doadora misteriosa é italiana e mora perto de Milão. A ação solidária chamou atenção da diretora administrativa da instituição, Amália Tieco, por ser de uma região devastada pela doença.
“Nós já recebemos doações internacionais e de várias partes do país, mas o que me chamou atenção foi ser de uma italiana e que mora em um lugar totalmente destruído por essa doença. Eu troquei poucas palavras com ela pelo chat, ela se demonstrou muito preocupada com a nossa situação em Rio Preto, mas depois sumiu”, contou.
O Hospital de Base já recebeu doações dos Estados Unidos (EUA) e da Índia. A doação de 1 mil euros corresponde a R$ 6 mil – com o dinheiro é possível realizar a compra de 3 mil máscaras de proteção. Os materiais e equipamentos adquiridos com a verba arrecadada pela campanha são usados tanto no HB como no Hospital da Criança e Maternidade (HCM).
Emoção
Nesta sexta-feira (8) o Hospital de Base recebeu a doação de R$ 26 mil para o enfrentamento ao coronavírus. Os doadores são de Orindiúva (SP) e prometeram fazer uma festa para arrecadar o dinheiro, mas tiveram que suspender o evento por causa da pandemia.
“Eles fizeram uma live simples, mobilizaram a cidade e trouxeram o dinheiro. Dava pra ver que esse dinheiro foi doado com muito amor por eles. Para nós isso vale muito, porque a cidade inteira se reuniu, foi com muito amor, todos ficaram muito emocionados”, diz Amália.