sexta, 15 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Iraque desliga internet do país para evitar cola em provas

Não é nada fácil ser aluno do quinto ano no Iraque – a antiga quarta-série no Brasil, fim da primeira parte do ensino fundamental. Não basta ser a passagem difícil…

Não é nada fácil ser aluno do quinto ano no Iraque – a antiga quarta-série no Brasil, fim da primeira parte do ensino fundamental. Não basta ser a passagem difícil entre dois ou três professores que você ama para um monte de professores ensinando matérias que você nunca tinha visto.

Não basta, aos 11, 12 anos, estar saindo do pediatra para o clínico geral. No Iraque, as provas do quinto ano são nacionais e disputadas. Como se não bastasse isso tudo, os alunos sequer podem colar na internet, porque o governo está desligando a internet durante as provas.

É normal que professores fiquem de olho no celular dos alunos para evitar trapaças. Mas o Iraque tomou a decisão radical de matar uma formiga com uma bomba atômica: Durante os testes, ninguém no país pode acessar a web, informa a The Atlantic. E entidades de direitos humanos afirmam que é o segundo ano seguido que as operadoras de telecomunicação são obrigadas a derrubar o serviço nas três horas de duração das provas.

“Diante dos problemas de segurança no Iraque, é uma medida muito extrema. Vemos isso como algo realmente desproporcional para o objetivo que eles querem atingir”, afirma Deji Olukotun, da organização Access Now.

Notícias relacionadas