quinta, 11 de junho de 2026

Irã manda Trump “calar a boca” e ironiza trégua

O governo do Irã utilizou a mídia estatal nesta quarta-feira (22) para divulgar um vídeo em tom de deboche direcionado ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A publicação ocorreu no mesmo dia em que foi anunciada a prorrogação de um cessar-fogo entre as duas nações, cujo prazo inicial se encerraria nesta noite. A decisão de estender a trégua até o fim das negociações foi confirmada pelo próprio líder norte-americano por meio de suas redes sociais.

A peça audiovisual, produzida pela agência Fars com o auxílio de inteligência artificial, satiriza um ambiente de negociação. No vídeo, uma versão digital de Trump aparece ao lado de seus conselheiros adotando uma postura agressiva e ameaçando bombardear o Irã caso o país não aceite os termos propostos. A cena termina com a chegada de um bilhete atribuído às autoridades iranianas ordenando que o presidente se cale, seguido por uma trilha sonora de risadas após o personagem anunciar a continuidade da trégua.

Apesar do tom de sátira na comunicação oficial, o cenário real na região permanece de alta vigilância, especialmente no setor energético. Comandantes da Guarda Revolucionária Islâmica alertaram que a cooperação de países vizinhos com ações militares dos Estados Unidos poderá ter consequências graves. O comunicado militar indicou que o Irã ampliou sua lista de alvos estratégicos, passando a incluir não apenas bases militares, mas também refinarias e campos de petróleo em países como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.

A ameaça iraniana sinaliza que qualquer facilitação de uso de território para ataques contra Teerã poderá desestabilizar a produção de combustível em todo o Oriente Médio. Enquanto o cessar-fogo garante uma pausa momentânea nas hostilidades diretas, a retórica diplomática e as advertências econômicas indicam que as negociações ainda enfrentam obstáculos profundos e um clima de desconfiança mútua entre as potências.

Notícias relacionadas