O americano Michael Guntrum estava pescando no (congelado) lago Kyle, na Pennsylvania, Estados Unidos, quando um peixe beliscou seu anzol.
Na euforia, levantou rápido e esqueceu que seu iPhone 4 estava no colo. O aparelhinho poderia ter caído de chapa no chão e espatifado o vidro, como de costume nos celulares da Apple. Mas não. Caprichoso, escorregou pela superfície congelada do lago e – PLOFT! – caiu no buraco. “Peguei o peixe – era um blue gill – mas não valeu a pena”, afirmou Guntrum ao BuzzFeed. Isso aconteceu no começo de 2015.
No fim deste mesmo ano, o lago precisou ser drenado devido a problemas estruturais. Foi quando um engenheiro mecânico chamado Daniel Kalgren pegou seu detector de metais para explorar a região e acabou encontrando o aparelho, “sob 15 centímetros de lama”, disse. Kalgren limpou o celular e usou a velha técnica do pote de arroz para tirar qualquer traço de umidade.
Dois dias mergulhado no arroz e… Não é que o bicho ligou? Tudo bem que ele estava em uma capa de acrílico, mas nem totalmente vedada ela era. Michael Guntrum e seu iPhone 4 puderam, finalmente, se reunir depois deste milagre.