sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ipem reprova 8,04% de marcas próprias avaliadas

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem) realizou teses em 286 lotes de produtos de marcas próprias de supermercados, entre o dia 25 de setembro e 1º…

O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem) realizou teses em 286 lotes de produtos de marcas próprias de supermercados, entre o dia 25 de setembro e 1º de outubro, em sete laboratórios do instituto.

Foram avaliados desde adoçante natural, álcool, azeite, café, balas, biscoito, macarrão, até produtos de higiene pessoal e de limpeza, cosméticos, entre outros. No total, 23 lotes apresentaram erros quantitativos (8,04%).

A maior irregularidade foi encontrada pelo laboratório de Presidente Prudente. A mostarda Cocipa, acondicionada pela Cooperativa de Consumo de Inúbia Paulista, estava em média, 5,5 g (-2,75%) abaixo do conteúdo nominal de 200 g declarado na embalagem.

O segundo lugar na lista de irregularidades veio do laboratório de São José do Rio Preto: o agrin branco (fermentado de álcool com vinho) Compre Bem, acondicionado pela Cia. Brasileira de Distribuição, apresentava em média, 10,4 ml a menos (-1,39%) do que os 750 ml declarados na embalagem.

Dúvidas, sugestões, ou reclamações sobre este e outros assuntos do Ipem-SP podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria: 0800 – 0130522, de segunda a sexta, das 8h à s 17h, ou via e-mail ouvidoripem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no País, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadãos e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Notícias relacionadas