sábado, 16 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Ipem fiscaliza produtos de supermercados com marca própria

Entre 25 de setembro e 1 de outubro, o Ipem-SP irá fiscalizar a relação entre a quantidade declarada na embalagem e o conteúdo efetivo em 278 lotes de produtos com…

Entre 25 de setembro e 1 de outubro, o Ipem-SP irá fiscalizar a relação entre a quantidade declarada na embalagem e o conteúdo efetivo em 278 lotes de produtos com marca da rede de supermercado.

De acordo com notícia veiculada no portal do consumidor, estão ocupando cada vez mais espaço na despensa dos brasileiros, atingindo no ano passado 5,5% no faturamento das empresas.

Principal fator para tanto sucesso é uma alegada economia nos preços desses produtos, já que alguns podem ser mais baratos que os convencionais.

A fiscalização do Ipem-SP irá utilizar regulamentos técnicos para verificar a correspondência entre a quantidade declarada na embalagem e o conteúdo efetivo dos produtos, para garantir que o consumidor receba sempre a quantidade correta.

Os lotes, cada um de cinco a 80 embalagens, já foram coletados no decorrer do mês de setembro, em supermercados de pequeno, médio e grande porte, nas áreas abrangidas pelos sete laboratórios do Ipem-SP no Estado: São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

São itens diversos, desde adoçante natural, água mineral, lcool, azeite, óleo comestíveis, café (todo tipo), azeitona, balas, biscoito, macarrão, pães, bolos, torradas, frutas, verduras, legumes, até produtos de higiene pessoal, cosméticos, produtos de limpeza, entre outros.

O acesso da imprensa é permitido e os fabricantes ou responsáveis são previamente convidados a presenciar os exames metrológicos nos laboratórios do Ipem-SP.

Notícias relacionadas